abril 07, 2012

A moda influência na anorexia?

Types-of-body-piercings-493x303_large

Ontem eu tava lendo uma matéria - para ler a matéria clique aqui - em que a chefe da Vogue Italia, Franca Sozzani fala em uma palestra que a moda é uma das causas da anorexia, e isso me fez pensar um pouco em relação a isso. 
Ela fala: "Uma das razões pelas quais a menina começa uma dieta muito restrita é a necessidade de corresponder a um padrão estético de magreza. Essa tendência atual tem consequências devastadoras para os hábitos alimentares de muitos adolescentes".
Ela questionou aos estudantes que estavam na palestra: "O que nos leva a estabelecer que magro é bonito e que a magreza é o código estético que devemos seguir?" 
Eu achei irônico gente, porque acredito que uma grande parte dessa influência são os editoriais e desfile de moda em que modelos são tão magras que parece que vão quebrar. Apesar de não assinar vogue, nunca vi muitos editoriais com uma modelo que não fosse magra demais. Não tenho nada contra, acho lindo pessoas magras, mas acredito que os argumentos dela não estão certos, me parece alguém que fuma dizendo pra não fumar sabe?  Ela faz a revista, escolhe as modelos, e afirma com toda certeza que a moda influência sim, então ela tá dizendo que apoia?! 
Dai que ainda tenho dúvida, vocês acham que a moda influência muitas meninas quererem ser magras demais?? Resolvi colocar isso em questão aqui no blog pra saber a opinião de vocês, já que eu ainda estou pensando sobre isso e não tenho uma opinião totalmente formada. To até pensando em fazer um artigo de opinião já que é um assunto bem polêmico. Sintam-se a vontade pra falar!

Beijos :*

15 comentários até agora

  1. Assunto polêmico esse, hein? Mas, olha, não acho que parece um fumante dizendo pra não fumar.. ela dizendo isso já diz qual a sua posição em relação ao assunto, mas ela não é a única pessoa que influencia na moda do mundo, se ela colocar apenas gordinhas na revista dela e as vendas não forem boas quem será despedido? Entende? Esse processo de mudança de padrão estético leva tempo! E a gente tem que ver que já está começando! Acho que com Adele já mudou muita coisa. As empresas que fabricam manequins têm recebidos mais encomendas de manequins mais "fofinhos"... Algumas revistas de moda têm feito editorias com modelos plus size.. É um processo lento, entende? Está condicionado na cabeça das pessoas que magreza é bonito, não dá pra mudar do nada que as pessoas simplesmente vão achar feio, tem que ser devagar...
    Beijos!!

    Ann;
    Vinte & Poucos

    ResponderExcluir
  2. Bom, é algo bem complexo. A moda influência sim, é claro. Em muitos editorias a magreza é excessiva demais e isso acaba manipulando as garotas. Eu acho pessoas magras bonitas, mas não ao extremo, como aparece em muitas revistas.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que super influencia pelo fato de que determina um padrão estético de magreza inalcansável !

    Beijos
    @girlteenvip
    http://girlteen-vip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Assunto bem polêmico e de divergentes opiniões, eu acho que a moda influencia ao impor os desfiles com modelos magérrima. Mas é preciso deixar claro , que a maior culpada é a sociedade, que mais do que aceitar essa estética de que ser magra(o) é o certo, a sociedade tem preconceitos e ridiculariza quem não é magro(a). Mesmo que desfiles tenham modelos magras, VOCÊ , sua cabeça é que vão ser a principal responsável por desenvolver ou não a anorexia. Também é preciso deixar claro que a moda plus size vem ganhando espaço , e eu acredito que a moda pode mudar sim!

    Umbeijo

    http://rabiscoscriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É de verdade um assunto bem difícil de se falar e opinar. Em relação a pergunta "vocês acham que a moda influência muitas meninas quererem ser magras demais?" eu acho que sim, a moda influência e muito nas meninas quequerem ser magras ao extremo porque elas tomam o que está sendo divulgado no mundo "glamuroso" como a base para o processo psicológico do emagrecimento delas. Mas também acho que a moda (principalmente revistas como a vogue) está começando a tomar consciência do poder que elas podem exercer sobre muitos e estão (bem calmamente) a exibir opiniões contrárias, como o exemplo citado das plus sizes e a Adele.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. É verdade a Moda acaba ditando isso né na maioria das vezes as meninas querem ser modelos é ela vendo isso olham o corpo e se acham gorda , é claro que influência pois você ser modelo tem que ser magra e isso sobe a cabeça , pode causar essa temida doença.
    Boa Páscoa .

    Visita ? http://andreiapinks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. @Antonia Chevallier Sundrani então, muuito boa a tua opinião, me fez ter mais algumas idéias. Outra coisa que me veio foi, se as revistas começarem a dar destaque para plus size, não influenciaria as mulheres a relaxarem porque tá na moda estar a cima do peso? ai tô super confusa com isso, mas tô procurando algumas coisas pra ler a respeito e fazer um bom artigo de opinião :D
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. @Kelly também concordo, alguns editorias temos modelos tão magras que parecem que já vão quebrar, rs

    ResponderExcluir
  9. Marina, acho que influencia um pouco, até porque o culto ao corpo esguio é muito grande... infelizmente... bjoks

    ResponderExcluir
  10. @Jéssica da Silva legal o teu destaque para a sociedade, acredito também que a moda está mudando de certa forma, mas é complicado mudar o conceito de muitas pessoas sobre aparência. beijos :*

    ResponderExcluir
  11. @Jéssica da Silva legal o teu destaque para a sociedade, acredito também que a moda está mudando de certa forma, mas é complicado mudar o conceito de muitas pessoas sobre aparência. beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Ei Mari! Muito bom o post e mto polêmico mesmo. Mas é um assunto que sempre vai rolar, pois magreza é um padrão e influencia muita gente. Acho que querer ser magra não é nem um problema, mas quando isso passa a ser obsessivo e acaba virando uma doença como a bulimia, eu acho que ai sim é um problema sério e merece tratamento

    Gostei muito do blog
    Um beijo!
    http://www.morandosozinha.com.br/

    ResponderExcluir
  13. amei seu blog!!! To começando agora um e queria algumas dicas suas pode ser?
    Desde ja muito obrigada!!!
    >>http://retticncias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acredito que sim, mais isso também depende muito da cabeça da pessoa e de como ela se sente com o seu corpo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Li a reportagem da Franca Sozzani e concordo com o seu ponto de vista. A moda para mim é a principal cauda da anorexia e bulimia de muitos os casos, porem acho que a chefe da Vogue Itália deveria usar a revista para quebrar este paradoxo que os adolescentes tem sobre a magreza, não acho que apenas uma edição especial sobre a saúde irá mudar o modo de pensar das pessoas, a solução começaria na utilização de modelos um pouco mais gordinhas.
    beijos, bella

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita. A sua opinião é sempre muito bem vinda. Espero que tenha gostado do blog e que volte mais vezes! Responderei todas as mensagens, seja aqui ou no seu blog! Beijo

Marina Almeida © . Design by FCD.