abril 11, 2012

Entrevista: Daniela Almeida!


Oi gente, hoje trago aqui uma entrevista que resolvi fazer depois de conversar com a Dani sobre o curso que ela fez no Senac. Todo mundo que gosta de moda pensa em fazer um curso e se especializar em alguma coisa, eu faço jornalismo a 2 anos e meio e logo que sair quero fazer o máximo de cursos possíveis na areá de moda. - aqui na minha cidade não tem. 
Vendo as fotos da Dani me deu aquela vontade de experimentar esses momentos, e mais certeza ainda do que eu quero, então resolvi conversar um pouquinho com ela pra trazer inspiração pra você que também tem uma paixãozinha por essa área mas ainda não tem certeza.
Onde encontrar ela:

Nome, idade:
Daniela Almeida, 18 anos

Profissão:
 Por enquanto apenas estudante. Mas me imagino com uma futura produtora de moda

Faz faculdade?
Não, mas até ano que vem vou começar a fazer Design de Moda. Acredito que será no Senac.

Quando começou a se interessar por moda?
Pra falar a verdade acho que começou quando eu era bem pequena. Eu tinha fascínio por botões, principalmente pelos grandes e coloridos. Minha mãe chegava a tirar os botões das roupas dela para me dar para brincar, rs. Mas foi no primeiro ano do ensino médio, mais precisamente em 2009, que eu tive certeza que era com moda que eu queria trabalhar.

Qual a área na moda que quer atuar?
Não tenho certeza em qual área que eu vou seguir. A minha única certeza (absoluta) é que eu quero mexer com moda. Ainda estou buscando mais informações sobre o mercado, a dinâmica e principalmente as áreas que eu posso atuar. Mas lá no fundo do meu coração tenho um pressentimento bem forte de vou trabalhar como produtora de moda! Quem sabe né?

Já tem planos para o futuro?
Já fiz muitos planos, muitos mesmo porque eu acreditava que eu seguiria a carreira de estilista. Mas conforme eu vi a opinião de blogueiras que trabalham na área e também ouvi conselhos do professor do meu curso, percebi que o estilismo não é a única carreira para quem quer moda. Há diversas outras áreas por aí que várias pessoas não conhecem e que podem ser tão interessantes quanto o estilismo. Por isso meus planos para o futuro foram... adiados, digamos assim, rs. Primeiro quero conhecer as áreas que eu posso trabalhar e bem depois, quando já estiver mais entendida e decidida, farei altos planos hehe.

Qual o nome do curso que você fez?
Eu fiz curso de Produção de Moda no Senac São Paulo. O trabalho de produtor (a) de moda é bem amplo para explicar para vocês, rs. Mas o caminho mais comum para o produtor que está começando é trabalhar em revistas e em jornais. O trabalho dele é de ir atrás de roupas, bolsas, sapatos, procurar uma modelo, procurar um fotógrafo para tirar as fotos e se rolar um orçamento mais razoável, contratar maquiador e cabeleireiro. A função dele? Coordenar todos esses profissionais juntos, ser responsável por todas as roupas (que na maioria são emprestadas) de acordo com um tema que a revista impõe. Supomos então que a revista Vogue quer que você faça um editorial country. Você terá que procurar roupas no estilo country e procurar o lugar onde as fotos acontecerão. Parece bem pesado né? Mas a dinâmica é bem essa. Como diria meu professor "eles querem tudo para ontem", rs. Para quem tá começando o salário não é bom, sendo bem sincera com vocês. Mas para quem quer seguir essa área, não se preocupem. Dá para trabalhar em assessoria de impresa e publicidade. O primeiro você tem  um salário fixo mensal e o segundo... é bom demais! É com publicidade que os produtores de moda ganham mais.

Quanto você pagou pelo curso?
 Eu paguei 1.400,00. Acho super caro para ser um curso de apenas um mês (sim, todo esse dinheirão pra um único mês de curso!). Mas dá para parcelar em até quatro vezes se o pagamento for com cartão de crédito, fica menos pesado no nosso bolso, rs.

Quantas vezes por semana?
 Três vezes por semana. Terça, quarta e quinta-feira, das 13h30 até as 17h30.

Como foi a experiência?
Magnífica! Como nunca tinha feito nada na área de moda fiquei fascinada. Quem gosta de mexer não só com roupa, mas com cabelo, maquiagem ou até mesmo unhas, vai adorar! Quem gosta de procurar roupas em brechó então nem se fala!

Teve alguma dificuldade?
 No curso não tive nenhuma dificuldade. Quando o professor mostrava uma proposta para a classe eu já tinha em mente na hora algumas noções prévias de como faria os trabalhos, isso me ajudou muito durante o curso. Já que o trabalho de um produtor de moda é bem corrido.

Pretende fazer algum outro?
Sim, vários! Comecei essa semana curso de costura, tive minha primeira aula. Vou aprender a fazer saias, camisas e shorts. Daqui a dois meses farei minhas próprias roupinhas! *-*

O que você diria pra alguém que gosta de moda mas tem dúvidas do que quer realmente fazer?
Primeiramente: seja curiosa. Pesquise, pesquise e pesquise mais ainda. Não fique com receio de perguntar demais e também não coloque na sua cabeça que estilismo é a única carreira que você pode seguir. Vá atrás de outras áreas para saber se é com estilismo mesmo que você quer trabalhar ou então, se é a moda que faz seu coração bater mais forte. Concorrência no mercado de trabalho? Também não se preocupem tanto com isso. Existem várias pessoas que vão fazer faculdade em Milão, por exemplo, e que não têm uma boa dinâmica de trabalho ou até mesmo não gostam o suficiente de trabalhar com moda. Portanto não desanimem! Se você gosta de verdade, tem competência e é criativa vai em frente! O mercado da moda tá precisando mesmo é de gente que ama a profissão de verdade!

Quero agradecer a Daniela pela participação, espero que sirva de inspiração para muitas meninas que ainda tem suas dúvidas assim como serviu pra mim! 

Vamos agora ver fotos da turma e do editorial que a Dani produziu:

turma da Daniela!






Fotógrafo: Raul Golinelli
Produção de moda: Daniela Almeida, Juliana Florio, Laura Lima e Valéria Antenor.

Beijos :*

26 comentários até agora

  1. Mari, eu adorei a entrevista e os look da Dani.
    Muito lindo.

    www.boletimdamoda.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Que bom que gostou André! Fico super hiper mega feliz :3

      Excluir
  2. Ahhhhh A linda da Dani <33 Arrasou! Ela já tinha uma super experiencia porque escreve muito bem sobre moda, em seu blog e no meu, ja que é da equipe, rs! Parabéns Dani!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn brigada amore *-*'
      Agradeço a você também que super me deu força pra postar no seu blog também! Tô super feliz, hehe (:

      Excluir
    2. eu adoro os posts dela e nem sabia que era ela haha
      não parece na foto que tá lá! ><

      Excluir
  3. Ai que linda ! Tenho vontade de fazer esse curso , mas não sei ... Ainda tenho bastante tempo para pensar ! hehe !
    Obrigada pela visita , ameeei seu blog ! Beeijos !
    wwww.unluxe.blogspot.com !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, eu também tô louca de vontade, quem sabe nas férias né! :*

      Excluir
  4. eu adorei a entrevista ,muito bom ,me ajudou bastante ,quero fazer um curso nessa area e é justamente em produção de moda .adorei ,beijos flor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que de certa forma te ajudou. Pra mim foi uma ótima inspiração.
      Beijos :*

      Excluir
  5. Adorei a entrevista! E o salto usado pela modelo é lindo amei!!!

    xoxo

    http://www.deforaparadentro.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acredito q as pessoas nao fazem ideia nem dao o valor devido a moda como indicador de comportamento, muita gente acha futilidade esse assunto quando na verdade eh mt mas complexo e profundo. Boa sorte e se prepare para estudar mtttttt!!!!
    Dea
    http://blog101.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas a moda engloba muito mais coisas do que se imagina, já to mais que preparada e super empolgada, obrigada pela força *.*
      beijos :*

      Excluir
  8. Nossa!
    Muito legal a entrevista!
    É de grande ajuda para aqueles que ainda tem duvida do que desejam fazer ou até mesmo tem medo de entrar em algo que não conhecem muito bem
    !
    A partir de iniciativas como essa de apresentar o curso, possibilita a todos descobrirem o que realmente é atraves da opinição de quem faz!

    Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa foi a intenção, fico feliz que tenha um bom resultado.
      Muuito obrigada pelo carinho.
      Beijoos :*

      Excluir
  9. Adorei a entrevista e o editorial produzido por ela! :)
    Parabéns pelo blog e uma quinta maravilhosa para você!
    Beijinhos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Ai gente... que bacana! :)
    É bem carinho mesmo, mas acho que super vale a pena pra quem quer investir nessa área!
    Adorei as fotos com a porta azul de fundo! Contrastou bem com a roupa! ^^

    Beijinhos!
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, acaba valendo o investimento depois né.
      Por isso que é bom decidir certinho antes, pra não acabar pagando caro por algo que não vai querer depois.
      Beijos :*

      Excluir
  11. Adoreeei a entrevista!! Eu faço faculdade de moda, então estou sempre atrás de mais informações da área!
    Beijos, flor!

    Ann;
    Vinte & Poucos

    ResponderExcluir
  12. Que ótimo que todo mundo gostou *-* É muito gratificante saber que eu sanei um pouco das dúvidas de vocês!
    Beijocas meninas (;

    ResponderExcluir
  13. Haaaaaaaaaaaaaa adorei *---------------* minha miguxa linda estilista TOP já!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita. A sua opinião é sempre muito bem vinda. Espero que tenha gostado do blog e que volte mais vezes! Responderei todas as mensagens, seja aqui ou no seu blog! Beijo

Marina Almeida © . Design by FCD.