fevereiro 07, 2016

5 coisas que aprendi blogando!

Oi gente, tudo bem? Hoje o post é sobre coisas que eu aprendi blogando. Eu tenho o blog desde 2009/2010. Nunca imaginei que poderia manter uma coisa por tanto tempo, mas também tive meus altos e baixos, fiquei afastada e recomecei novamente depois que percebi algumas coisas a respeito de blogar. 
layout do blog em 2013/2014

♥ no blog, eu posso ser eu mesma. eu não preciso ter vergonha de mostrar para os outros o que eu faço aqui, mesmo que pareça fútil para algumas pessoas, pra mim, é um hobby que faz eu esquecer um pouquinho do mundo lá fora. 

 ♥ blogar não é uma competição. acho que a vez que desisti do blog (tem post sobre isso aqui) quando ele estava no auge, cheio de visitantes e parcerias eu sentia falta do blog como uma ferramenta de interação e não de competição. recebia muitos emails de blogueiras iniciantes pedindo dicas de como ganhar produtos, recebi propostas de lojas um pouco absurdas, recebi produtos que eu não gostei, ou que não tinham nada a ver comigo, como tinta de cabelo vermelho por exemplo. Parece que quanto mais o mundo dos blogs cresce mais competitivo ele fica. Antigamente os blogs se ajudavam entre si e cada um tinha seu toque especial. Não era aquela briga de mais seguidores, quase não haviam comentários do tipo "que lindo seu blog conheça o meu" que claramente você percebe a falta de interesse da pessoa em questão. Hoje todo mundo quer divulgar e divulgar mas muitos não querem ajudar. Por sorte conheci dois grupos no facebook que estão revivendo essa parceria e amizade entre blogueiras que é o Liga blogosfera e o blogueiras gurus e seguidoras. Lá tem uma interação incrível onde pessoas realmente se ajudam.  

 ♥ você consegue sim ter uma vida e um blog ao mesmo tempo. no início eu focava todo o meu tempo no blog, e isso me afastava de certas coisas. Mas aprendi que com um pouco de organização você pode sim ter as duas coisas. 

 ♥ reconhecimento demora, mas se você faz o blog com carinho, ele sempre aparece. Antigamente eu tinha muitas visitas no blog, e a partir do momento que eu decidi parar, sabia que os visitantes iriam embora. Mas foi uma escolha que eu fiz. Hoje penso no blog como um lugar de tranquilidade, então parei de me preocupar tanto em conseguir seguidores. Isso atrapalha um pouco o meu desenvolvimento na hora da divulgação, mas estou em um recomeço com o blog, então estou fazendo tudo por partes para não me sobrecarregar. Porque se eu for pensar, é como se eu tivesse feito um blog novo, e ninguém consegue ser reconhecido em tão pouco tempo, então o negócio é deixar as coisas fluirem naturalmente e não forçar a barra. 

 ♥ você não deve blogar pensando nos outros, e sim em você. Pode parecer um pouco egoísta, mas a época que eu estava postando porque tinha que postar os meus posts perderam a qualidade. Escrevia 2 linhas, colocava imagens e estava ótimo. E isso desanima sim porque você não vê todo aquele empenho no seu blog mais. 

Essas são as 5 coisas que eu aprendi blogando. Convido os blogueiros que por aqui passarem que escrevam sobre isso em seus blogs. É um bom momento para refletir. :)

Com carinho, 
M   

31 comentários até agora

  1. Amei os aprendizados! Eu também aprendi muita coisa nesse período de blog.
    E nossa, que sem noção a loja te mandar uma tinta de cabelo vermelha se você nem iria usar, rs.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu até mostrei o produto no blog, porque era lançamento, mas a loja queria que eu usasse ou convidasse uma amiga, só que na época eu não conhecia ninguém que toparia pintar o cabelo hahaha a loja ficou chateada :/

      Excluir
  2. Concordo com tudo. Acho que todo mundo aprende esse mesmo tipo de coisa.
    Principalmente com a demora no reconhecimento!
    Amei o post de amei seu blog também!

    Um beijo.
    Desejo de Sonhar

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marina! Obrigada pelo comentário, cheguei agora por aqui e já achei teu blog uma gracinha ♥
    É muito legal ver como a gente aprende várias coisas com o blog e isso é muito gratificante, fazer algo com amor e receber em troca aprendizados e carinho de pessoas que você não conhece.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente. a gente tem contato com tanta gente e quando paramos pra pensar que nos damos conta da grandeza dessa experiência.
      beijão e obrigada <3

      Excluir
  4. Adorei, super concordo! Blog ensina tanta coisa!
    Blogar pensando em se divertir e não em ficar rica é chave!
    E dá pra conciliar blog e vida pessoal!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente. o resto é consequência mas o que importa é fazer com carinho <3

      Excluir
  5. Oi querida, gostei muito do seu texto. Concordo que o reconhecimento vem quando coloca seu amor no que faz e não apenas no blog, mas em tudo na vida. Infelizmente blogar para a maioria é sim uma competição, percebo nitidamente nos grupos de divulgação no facebook, elas acreditam que se um leitor ler um blog não lerá outro, mas sempre existirá espaço para todas, pelo menos é a minha opinião. Um beijo!

    www.robertazanatta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente. hoje em dia tem todo o tipo de público e todo blog vai ser lido por alguém. Tô amando esses grupos que citei no post porque tem muita ajuda de blogueira para blogueira! beijão Roberta!

      Excluir
  6. Marina
    Parabéns pelo lindo blogue. As dicas são maravilhosas, bogar é uma das minhas paixões e uma válvula de escape. E acrescentaria que responder aos comentários em seu blogue e visitar outros blogs e deixar-lhes comentários, faz uma enorme diferença. Para mim, quantidade não é qualidade e fazer tudo com amor e carinho , nos dá uma resposta imediata. Eu faço o blogue para mim, ao meu gosto e cada pessoa que me visita me deixa super feliz.
    Adorei o seu, parabéns!!

    Boa semana,
    DMulheres
    @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sheyla! Realmente, responder comentários e visitar outros blogs é uma parte importante! beijo beijo e boa semana pra você também <3

      Excluir
  7. Só li verdades ❤ Que post mais amor.
    Blogar é terapia, né? E tem que ser feito pensando na gente, mesmo. É uma experiência única e eu sou completamente viciada! Que bom que tu retomou agora com outra cabeça e disposta a viver o blog sem pensar tanto nessas coisas ou se incomodar com o que te afligia...

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra mim isso foi a melhor coisa! fico muito feliz de saber que você gostou!
      beijão

      Excluir
  8. Essa questão da organização é fundamental, eu ainda me organizo muito mal para fazer todas as tarefas do blog sem deixar o resto de lado, mas estou tentando melhorar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente vai melhorando aos poucos sempre!
      mas o ideal é fazer sempre que der vontade. essa coisa de programar e teer que fazer naquele momento não deu muito certo comigo.
      beijão

      Excluir
  9. Concordo com tudo que você disse! Também aprendi muita coisas nesses quase 5 anos de blog <3
    Por sinal, seu blog é uma graça! Adorei!

    Bjoss
    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. São coisas que todo mundo deveria entender
    é complicado que 2016 e ainda tenha gente que comece blog "pra ficar rica"
    adorei o texto.

    bjs

    www,rascunhosditala.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ixi ficar rica assim não é fácil não. são poucas que são realmente ricas por causa do blog. beijão

      Excluir
  11. Estou aprendendo a cada dia coisas com o blog, e tenho certeza que vou levar para vida toda! Acho que tudo que você aprendeu eu compartilho, aprendi que tenho que fazer porque eu amo e não como uma obrigação.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  12. tambem tenho experimentado mais recentemente a interação mais proxima após participar de alguns grupos de bloggers no face. e tô adorando! :D mudou meu conceito sabe?

    beeeijos e sucesso sempre :*
    Ja fomos legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a interação em grupos tem me ajudado muito também... a gente sempre tem algo novo pra aprender <3 beijão!

      Excluir
  13. mt bacana seu post, eu com mts anos de blog nao tive mt retorno financeiro, mas tive mt coisa boa sim! que vc continue blogando por mt tempo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem pretendo para tão cedo, é tão bom ter o nosso cantinho né? beijosss

      Excluir
  14. Engraçado todo mundo leva um pouquinho desse mundo blogueiro, adorei entrar no seu blog a primeira vez e me deparar com este post aqui. Concordo plenamente, conseguimos ter vida junto com o blog sabe ele não nos separa de nada e o único lugar onde a gente pode ser a gente mesmo fazer e falar do que realmente gosta!

    Beijos da Cih | Nem Rock Nem Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Cinthya! Muito bom saber que outras pessoas também se identificam <3

      Excluir
  15. Acho que em algum momento todo mundo passa por isso de simplesmente, não conseguir mais viver dessa forma competitiva. Eu passei por isso e sei o quanto foi horrível para mim. Eu simplesmente não queria mais postar, porque não me sentia mais a vontade com o blog, eu não faço isso por nada, eu só queria fazer por distração da minha vida, para viver aqui coisas que incríveis e de repente foi seguindo por outro caminho! E isso é meio sufocante né ? Mas fico feliz que você tenha voltado e tenha tido a consciência de que esse é seu espaço para você expressar tudo o que quiser <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim. a gente tem que desapegar <3 agora amo meu blog de novo e não me imagino sem postar aqui <3 beijão e obrigada pelo comentário cheio de carinho!!

      Excluir
  16. Pra mim blogar é um hobbie, faço porque gosto e do meu jeito. Acho que cair na pilha de tentar agradar os outros e só postar procurando fama é a pior coisa. Concordo com todas essas coisas que listou :) além disso, fiz várias amizades depois que voltei a blogar, essa é uma das melhores partes pra mim.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita. A sua opinião é sempre muito bem vinda. Espero que tenha gostado do blog e que volte mais vezes! Responderei todas as mensagens, seja aqui ou no seu blog! Beijo

Marina Almeida © . Design by FCD.