dezembro 03, 2012

Como foi que decidi fazer jornalismo!

 

   Resolvi fazer esse post porque muuuita gente me pergunta como que eu decidi que iria cursar jornalismo, principalmente pessoas que ainda tem dúvidas do que escolher. A universidade que eu estudo é daqui da minha cidade (São Borja) e se chama Universidade Federal do Pampa / Unipampa. Estou no 5° semestre, entrando para o 6°, um pouco atrasada já que tivemos uma greve de quatro meses.
   Posso dizer que tudo aconteceu bem rápido. Fiz o enem e queria cursar fisioterapia, mas com a minha nota, onde eu queria entrar não dava muito certo, resolvi me inscrever para jornalismo, cursar somente um semestre e pedir transferência já que na Unipampa de Uruguaiana tem este curso. Confesso que entrei bem "alienada" no jornalismo, sem me importar muito com o que eu iria aprender ali, mas comecei a gostar e a me identificar com algumas coisas, com isso, acabei ficando no curso e não me arrependo, mesmo com todas as piadinhas do quanto um jornalista ganha mal, rs
   Mas então, o que você precisa saber sobre jornalismo? Pode parecer meio óbvio, mas você tem que gostar de ler e escrever claro. O legal é que você pode escolher se dedicar a uma área especifica, como fotografia, reportagem, tv, jornal, revista, rádio, digital... e se você não sabe ainda o que prefere, com o tempo você descobre, principalmente depois de algumas aulas práticas em que você realmente aprende como aquilo funciona e se serve pra você ou não! Acho que de forma geral, isso funciona para qualquer curso que você escolher já que muitas vezes, tem a possibilidade de depois de algum tempo você perceber que não é isso que quer pra sua vida.
    O que eu recomendo é você começar a procurar trabalhos de pessoas que atuem na área que te interessa, fazer perguntas, ou até mesmo pesquisar um pouco mais das cadeiras que você terá que fazer para ver se você se interessa por pelo menos grande parte delas.

   Se alguém tiver alguma outra dúvida, deixa ai nos comentários! Beijos :* 

11 comentários até agora

  1. Minha querida!
    Seu post é LINDO!
    Inscreva ele para ser o BLOG DA SEMANA, lá na Comunidade Brasileira de Blogers!
    Venha participar, venha!
    Nós fizemos essa comunidade com muito carinho, de bloger pra bloger! Vc vai gostar!
    Dá uma passadinha por lá e registre-se. Beijos, Dani - falandodefeminices.com

    www.cbblogers.com

    ResponderExcluir
  2. Ai jornalismo *-* Estou prestando esse ano,quero passar aqui na PUC-SP,prestei pra USP mas é complicado passar naquela prova :( Foi o único curso que eu vi que conseguiria ter tudo aquilo que gosto no ensino médio,ainda mais porque AMO escrever.Mudar da área da saúde pra humanas é uma grande mudança não? Espero que eu também goste do curso ><
    wolftheideia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, super mudança mesmo, até fiquei surpresa de ter me identificado no jornalismo, porque juro que nunca tinha pensado nisso!
      Beijokas e boa sorte pra você <3

      Excluir
  3. Eu pretendo fazer jornalismo, mais dizem que ganha mal. Você sabe quanto ganha?

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei te dizer exatamente porque vai depender muuito da área que você escolher e do lugar. Acredito que quanto mais você vai crescendo, se especializando, mais você ganha!
      beijokas

      Excluir
  4. Que maravilha!!!!

    Tenho sorteio internacional de uma blusa da Prada no meu blog!! Participa!! :)

    http://www.facebook.com/estilohedonico
    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer Jornalismo ano que vem, se Deus quiser!

    Marina, Amei ler seu texto!!! Assim como seu blog!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte Pérola, espero que tu goste assim como eu!!
      Fico feliz de sabe o quanto gosta do blog!
      beijo beijo linda!

      Excluir
  6. Também serei uma futura jornalista e escrevo sobre isso no meu blog ;) http://conexahollywood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também serei uma futura jornalista e escrevo sobre isso no meu blog ;) http://conexahollywood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita. A sua opinião é sempre muito bem vinda. Espero que tenha gostado do blog e que volte mais vezes! Responderei todas as mensagens, seja aqui ou no seu blog! Beijo

Marina Almeida © . Design by FCD.