março 23, 2016

Diário da dieta #1


Oi gente. Eu sou daquelas que já fez tanta dieta que nem lembra de tudo. Já pesei mais de 80 kgs e depois que consegui perder 15 kgs, sempre tento me cuidar pra não engordar muito. Hoje vivo na casa dos 67, 68 e 69. Tento não deixar passar disso porque depois dos 70, pelo menos pra mim, só aumenta.
Só que de uns tempos pra cá, apesar do peso não mudar, estava bem mais inchada, mais cansada e com dores no corpo em qualquer esforço que eu fizesse. Claro que tudo isso é uma consequência da minha péssima alimentação e falta de exercicios, principalmente depois de começar a morar com o namorado onde começarmos a inventar altas refeições totalmente calóricas. Sempre comi muita fruta, mas quase sempre colocava leite condensado, comia muito arroz, macarrão, bacon, pizza, lanches e todas aquelas coisas que são só por prazer mesmo, porque não fazem bem nenhum. 
Depois que descobrir que a UBI (universidade aqui de PT que eu estudo) disponibiliza uma nutricionista gratuitamente para os alunos, percebi o quanto só dependia de mim querer mudar mais uma vez. Acho que apesar de ter emagrecido, eu nunca realmente mudei a minha cabeça, daquele tipo de querer comer melhor pra ser mais saudável e não simplesmente pra ser mais magra, como sempre acontece. 
Por isso a importância de compreender as diferenças de dieta para reeducação alimentar. Dieta é sempre muito restrita e por apenas algum tempo, até porque ninguém aguenta muito já que te impede de comer muita coisa e você vive com fome. Já a reeducação alimentar deve ser pra vida toda, e sim você vai poder comer as coisas que você gosta, de forma controlada é claro e também não irá passar a tal fome que muita gente acha normal.
Estou na luta contra a ansiedade e compulsividade, porque adoro comer porque é bom, e não porque estou com fome. Sei que esse é o problema de muita gente, e infelizmente não existe uma fórmula mágica pra terminar com isso. É se conhecer, conhecer o problema e enfrentar ele todos os dias que a gente conquista o que deseja. 
A nutricionista me liberou uma vez por semana pra comer algo que eu gosto, e disse que depois que eu atingir a minha meta, posso comer 2 vezes na semana sem culpa (mas atenção que são 2 vezes, e não 2 dias inteiros). Ainda não tenho feito isso porque não senti a necessidade, mas quando der vontade, vou comer sim. 
Procuro comer de 3 em 3 horas e a mudança que mais tem demorado é a do café da manhã que não tenho o costume de comer na parte da manhã, mas que é muito importante. Além da reeducação alimentar tenho feito academia de 4 a 5 vezes na semana, revezando entre musculação e cardio. Em 1 semana e meia não notei diferença na balança mas perdi 4cm de cintura, e o resto vou medir semana que vem, depois que passar a TPM. 
A partir disso pretendo trazer posts aqui sobre essa minha mudança, e espero que um dia eu consiga além de ter um corpo saudável, ter também uma mente saudável. Aos pouco vou contando se consegui atingir as minhas metas, algumas dicas que a nutricionista me passar, e quando der certo, algumas receitas também, porque não sou lá a melhor cozinheira que já se viu. 

Peso atual: 67 kg
Peso desejado: 60 kg
Perdi 4 cm de cintura em 2 semanas.

Fazendo as contas, quero perder 7kgs, mas na realidade é mais que isso porque tenho muita gordura corporal, então preciso trocar isso por massa magra, daquela que não faz diferença na balança mas que você logo nota no corpo, principalmente na definição.
Bom, espero que de alguma forma eu possa ajudar quem também está nessa luta, porque querendo ou não, é uma luta contra a gente mesmo.

Com carinho,

Um comentário até agora

  1. Oi Mariii, quanto tempo eu não vinha aqui.. Saudades haha Mas focando no assunto da vez, parabéns realmente é preciso ser mais saudável ao invés de querer apenas ser magra, porque como você mesma falou ali a respeito de trocar gordura por massa magra, isso caracteriza infelizmente uma falsa magra. E isso não é bonito, quem dirá saudável! Eu como futura educadora física, e amante de vida saudavel fico muito feliz de ver um post sobre isso por aqui <3
    Beijão e foco viu?! Vou ficar acompanhando tudo <3
    www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita. A sua opinião é sempre muito bem vinda. Espero que tenha gostado do blog e que volte mais vezes! Responderei todas as mensagens, seja aqui ou no seu blog! Beijo

Marina Almeida © . Design by FCD.